Câmara homenageia Crefito-4 pelos 40 anos de atuação em Minas Gerais

Câmara homenageia Crefito-4 pelos 40 anos de atuação em Minas Gerais

Moção proposta pela vereadora Cidinha Cerize reconhece contribuição de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para a saúde da população mineira

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso prestou, na sessão ordinária desta segunda-feira (17), uma homenagem ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4 MG), pelos 40 anos de atuação em Minas Gerais. A moção de aplausos foi proposta pela vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos (Cidinha Cerize), fisioterapeuta de carreira, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo conselho e pelos profissionais que representa.

A solenidade contou com a presença da fisioterapeuta Simone Pessoni, delegada do Crefito-4 na região, que utilizou a Tribuna para agradecer a homenagem em nome da diretoria e do colegiado da autarquia. Em sua fala, ela resgatou a trajetória da fisioterapia e da terapia ocupacional no Brasil desde a regulamentação das profissões, em 1969, até a criação do Crefito-4, em 1985, destacando a consolidação do conselho como referência na defesa ética, na valorização profissional e na participação nas políticas públicas de saúde.

Simone também ressaltou iniciativas recentes, como a entrega da nova sede institucional em Belo Horizonte, o fortalecimento da aproximação com a categoria, os programas de apoio a jovens profissionais, capacitações, eventos científicos e a atuação do conselho em espaços legislativos, jurídicos e técnicos. Segundo ela, o compromisso do Crefito-4 é “melhorar a vida de quem cuida”, garantindo condições dignas de trabalho e qualidade na assistência prestada à população.

A vereadora Cidinha Cerize agradeceu a presença da delegada e reforçou que o Crefito-4 tem modernizado sua atuação, aproximando-se cada vez mais dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, ouvindo demandas, oferecendo cursos e fortalecendo a presença dessas profissões em diferentes níveis de atenção à saúde – da reabilitação aos cuidados intensivos, passando pela atenção básica, estética, esportiva e hospitalar. Ela destacou, ainda, o impacto do trabalho dos profissionais durante a pandemia de Covid-19, especialmente na reabilitação de pacientes em UTIs.

Outros vereadores também se manifestaram durante a homenagem. Em seus pronunciamentos, ressaltaram o papel da fisioterapia e da terapia ocupacional na recuperação de pacientes, na devolução da mobilidade, da autonomia e da qualidade de vida, muitas vezes em situações complexas e de grande fragilidade. Relatos pessoais de tratamento e reabilitação foram compartilhados, reforçando a visão dos profissionais como fundamentais na rede de cuidados em saúde.

Os parlamentares também destacaram a importância da participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na vida pública e nos espaços de decisão, lembrando que conquistas como a presença desses profissionais em UTIs, maternidades, serviços de atenção à deficiência e equipes multiprofissionais do SUS também são fruto de articulação política e técnica do Crefito-4.

Ao final da homenagem, a placa de moção de aplausos foi entregue à representante do conselho. A Câmara Municipal registra seus cumprimentos a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de São Sebastião do Paraíso e de Minas Gerais, celebrando os 40 anos de história do Crefito-4 MG e sua contribuição contínua para a promoção da saúde, da dignidade e da qualidade de vida da população.

Compartilhe: