
Logo no início da sessão, o presidente Lisandro Monteiro destacou a alegria com o retorno de José Luiz, que enfrentou um grave problema de saúde. O vereador recebeu homenagens dos colegas, incluindo um vídeo gravado durante seu período de internação.
Em discurso, José Luiz relatou os dias difíceis e as dores intensas que enfrentou:
“Foram momentos que eu jamais imaginei que uma pessoa pudesse suportar. O vídeo que recebi de vocês me deu ânimo. Agradeço a Deus e a todos que rezaram por mim. Hoje estou sem dor e quis retornar para honrar meu compromisso.”
Visivelmente comovido, ele agradeceu o apoio da população, dos profissionais de saúde e dos colegas de Câmara.
Tribunal de Contas envia parecer sobre contas de 2023, e Câmara cria comissão especial
A Câmara foi comunicada pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o parecer prévio referente às contas do município no exercício de 2023. Foi criada uma Comissão Especial composta pelos vereadores Juliano Reis, Marcos Vitorino e Luiz de Paula. Após votação, Juliano foi eleito presidente da comissão.
Pauta do Dia
PL 5801 – Reestruturação do Conselho Municipal de Esportes
Autoria: Executivo Municipal
O projeto atualiza a Lei Municipal nº 3.719/2011 para tornar o Conselho Municipal de Esportes mais enxuto, paritário e funcional, evitando dificuldades de quórum e garantindo regularidade nas deliberações.
Encaminhado às comissões competentes.

O projeto 5802, de autoria da vereadora Laís Carvalho, homenageia a escritora paraisense Anajá Caetano, considerada a primeira mulher negra brasileira a se assumir escritora, e institui ações de estímulo à leitura, à escrita e à produção editorial local.
A convite da vereadora, a psicóloga Priscila Venâncio, quilombola certificada pela Fundação Palmares, utilizou a Tribuna Livre para apresentar detalhes sobre a vida e a obra de Anajá Caetano, autora de “Negra Efigênia – Paixão do Senhor Branco”. A obra, segundo ela, mescla ficção e fatos históricos sobre a escravidão em Minas Gerais, com referências diretas a São Sebastião do Paraíso.
Priscila explicou que Anajá foi homenageada na Flip 2025, onde teve seu livro exibido como obra rara de grande relevância cultural. A psicóloga reforçou a importância de resgatar a autora como figura histórica do município:
“É triste que Paraíso pouco conheça sua primeira escritora negra. O projeto da vereadora Laís é um passo fundamental para reparar esse apagamento.”
O projeto foi deliberado e segue para as comissões competentes.
Penalidade administrativa para abandono de animais em veículos
O projeto 5796, de autoria do vereador Juliano Reis e Marcos Vitorino, recebeu emendas modificativas e aditivas que foram aprovadas pelas comissões. O projeto segue para votação em plenário.
Proibição de coleiras anti-latido com choque
De autoria da vereadora Daiane Andrade, o projeto foi aprovado após análise das emendas modificativas e aditivas. A pedido do vereador Paulo César, houve dispensa de interstício, permitindo a 1ª e 2ª votações no mesmo dia.
O texto segue para sanção.
PL 5799 – Subvenção aos Ternos de Congo, Moçambique e Reinado
Autoria: Executivo Municipal
Autoriza repasse financeiro para participação dos grupos tradicionais na Festa da Congada 2025.
A pedido do vereador Luiz de Paula, houve dispensa de interstício e o projeto foi aprovado em duas votações.
Segue para sanção.
Moção de Congratulações
O vereador Marcos Vitorino apresentou moção ao grupo Palhaços por Amor, reconhecendo o trabalho voluntário realizado em hospitais e escolas.